top of page

prezewalski

Oficialmente se encontrava extinta na natureza, mas, graças a um projecto internacional, tem sido reintroduzida em seu habitat natural.


O cavalo-de-przewalski ou cavalo selvagem da Mongólia foi descrito pela primeira vez pelo general e naturalista amador russoNikolaï Mikhaïlovitch Prjevalski em 1881, que viajou à sua procura após se deparar com relatos da sua existência. A descoberta gerou o interesse de vários zoos europeus, que adquiriram cerca de 20 exemplares. A população selvagem desapareceu nos anos 1960, tendo o último animal selvagem sido avistado em 1969. Desde o início dos anos 90 vários programas de reprodução em cativeiro têm encontrado sucesso, e já houve a libertação de uma manada na Mongólia, tornando-se assim um cavalo assilvestrado como o garrano português.

Em 2020 clonaram com sucesso um cavalo desta espécie no Jardim Zoológico de San Diego, nos Estados Unidos da América.


Sobre as quatro patas mais bem treinadas da época, os arqueiros tinham as mãos livres para atirar flechas. Um mensageiro cavalgava até 600 km por dia, trocando várias vezes de animal. No campo de batalha, guerreiros e cavalos fingiam de mortos. No momento certo, emergiam e atacavam o inimigo.


Os cavalos da raça prezewalski, conhecida na Mongólia como takhi, são sobreviventes de uma história fascinante. No século XIX, cientistas concluíram que os cavalos selvagens estavam extintos no mundo inteiro. Mas o naturalista russo, Nikolai Prezewalski, descobriu remanescentes do takhi. Alguns animais, que receberam o nome do descobridor, foram levados para reservas da Europa. Anos mais tarde, eles desapareceram de verdade das estepes. Mas em 1992, 16 deles voltaram para a Mongólia em uma grande operação.


O prezewalski é baixo, o pescoço largo e curto. O cavalo-de-przewalski é muito semelhante ao cavalo doméstico, mas menor e mais robusto. A sua pelagem é castanha parda e a crina, erecta, é de cor negra. Alguns exemplares têm as patas riscadas, fazendo lembrar zebras.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Equestrian World Ofc

bottom of page