top of page

Percheron

Atualizado: 16 de dez. de 2022

> Os cavalos da raça Percheron são oriundos da França e conhecidos por sua grande força associada a uma surpreendente elegância. Muito difundida nos Estados Unidos, a raça ganhou notoriedade por volta do século XIX, quando era responsável por quase todo o trabalho de tração em fazendas e na cidade.


> Com a modernização e a mecanização mundial, a raça foi quase totalmente esquecida, voltando a ter prestígio por volta do ano de 1920. Desde então, é utilizada em pequenas fazendas, como cavalo de tração, e para animar eventos e jogos, puxando charretes.


> Originário da região do nordeste da França, em Le Perche, o Percheron em sua formação recebeu misturas das raças Shire, Belga e Árabe. Deriva de cavalos orientais, misturados há muitos séculos e posteriormente cruzados novamente com poucos Árabes.



> Cavalos Percheron serviram nas tropas de Napoleão Bonaparte e chegaram ao Brasil com a mesma finalidade. Também foram utilizados pelo Exército Brasileiro para tracionar peças de artilharia.


> O cavalo Percheron chegou ao Brasil no início do século XX, mais precisamente na década de 1920, trazido pelo Exército Brasileiro, pela Companhia Matarazzo e pela Companhia Cervejaria Antárctica.

Somente em 1936 foram registrados os primeiros animais no Stud Book Brasileiro da raça.

Atualmente, existem poucos criadores de Percheron no Brasil. Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro e, principalmente Rio Grande do Sul são os que possuem maior concentração de cavalos dessa raça.


> O Percheron se caracteriza por uma pelagem que varia entre preto e cinza. O cavalo cinza tordo e a negra azeviche são muito apreciados. A coloração negro avermelhado também é ocasionalmente encontrados. A altura do Percheron, na cernelha, varia de 1,50 a 1,62m para as éguas, porém, o macho chega a medir até 1,75m




Posts recentes

Ver tudo

Comments


Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Equestrian World Ofc

bottom of page