Porque marcar o gado com ferro?
- equestrianworldofc
- 16 de dez. de 2022
- 1 min de leitura

A marca de gado é utilizada há séculos pelos pecuaristas para identificar os animais de sua propriedade. Ela além de identificar a marca permite saber quais animais já foram vacinados, quais estão em tratamento de doenças.
Ou seja, quanto mais cedo iniciar esse registro, mais facilitado será o controle do manejo, trazendo maior eficiência para a atividade.
Vale lembrar que cada animal deve ter seu próprio código.
Por isso é tão importante manter o registro do rebanho e seu desempenho (ganho de peso, reprodução, mortalidade, medicamentos, alimentação).
Isso ajudará a aumentar a eficiência da atividade, controlará o manejo e identificará pontos críticos.
FERRO A FRIO
Feito com nitrogênio líquido a temperaturas de até -197ºC, é usado uma marca de metal padrão, sendo necessária a contenção. A marca de gado a frio é um procedimento simples e que garante boa visualização.
Esse tipo de marcação causa a queda e destruição da pigmentação dos pelos locais, fazendo com que os fios novos nasçam brancos.
FERRO QUENTE
Essa marca de gado é feita com ferro incandescente e permite marcas perfeitas e sem distorções, desde que o animal esteja bem contido (contenção do posterior e pescoceira).
A coloração após os 3 segundos de fixação deve ser marrom e sem feridas ou sangramentos.
Locais corretos para a marcação:

Commentaires