top of page

Cuidados antes do embarque do gado


A primeira delas é o manejo pré-abate, quando o gado ainda está na fazenda. Ao recolher os animais para efetuar a pesagem, deve-se evitar o uso de recursos que possam estressar o animal, como choque elétrico ou aguilhão. O ideal é fazer essa movimentação no dia anterior ao embarque, para que eles possam descansar.


Animais estranhos (que nunca conviveram) são mantidos separados; As especificações do transporte, incluindo o número de cabeças, devem constar na Guia de Transporte Animal (GTA); Cada viagem precisa de uma nova GTA que autorize a operação; O embarcadouro tem que ser todo fechado nas laterais, e o último lance deve terminar no mesmo nível do caminhão para evitar que o animal pule; Verificar o caminhão: “A carroceria deve ser bem adaptada, sem ponta de prego, parafusos ou lascas de madeira que possam causar lesões”; O piso deve ser antiderrapante, para que não haja risco de os animais escorregarem durante o transporte; A viagem deve ser iniciada somente 15 minutos depois da finalização do embarque, para que o gado esteja acomodado no caminhão.


As viagens costumam ser feitas num raio de 250 a 300 quilômetros, assim, o gado é embarcado e chega ao destino no mesmo dia. Mas alguns transportes podem ser feitos entre distâncias maiores. Nesse caso, o melhor é parar a cada duas horas para checar os animais e dar água e comida.




Comments


Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Equestrian World Ofc

bottom of page