É um bom negócio investir em um haras?
- equestrianworldofc
- 18 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de abr. de 2022
> O mercado de cavalos não passou pelas mesmas dificuldades que outros setores passaram devido à crise econômica vivida por nosso país nos últimos anos. Contudo, mais lucrativo do que ter bons cavalos à venda é ter um espaço destinado aos apaixonados pelo trato e convivência com os equinos. A tendência para os próximos anos é diminuir a quantidade, focando na qualidade dos animais.
Isso é um reflexo da mudança de pensamento desse segmento, os equinos estão sendo cada vez menos procurados para trabalhos de lida no campo e mais utilizados em atividades de lazer e competições. A demanda criou a necessidade por raças de cavalo mais tradicionais para a realização de atividades hípicas esportivas. Um dos fatores de impulso desse mercado tem sido a paixão pelo hobby de criação dos equinos.
> Um haras de cavalos com estrutura adequada para receber eventos e competições pode se tornar um negócio bastante lucrativo nessa conjuntura do mercado. Mas, para isso, é preciso que a pista tenha qualidade, não sofrendo com eventuais chuvas e tornando-se, assim, mais segura para os competidores e seus animais. Também é importante ter vestiários confortáveis para os competidores e investir em uma área de baias adequada para o bem-estar do cavalo.
> A maior competitividade do setor tornou os clientes mais exigentes com questões antes despercebidas. Por exemplo, não era incomum haras sem área de alimentação para os participantes e seus familiares. Hoje em dia, não é possível pensar em montar um espaço para essa finalidade sem considerar a funcionalidade para os espectadores. A experiência dentro do haras fideliza os clientes, quando se oferece momentos positivos para quem procura a estrutura, é mais fácil conseguir alavancar a lucratividade.
> Os haras podem se tornar ainda mais lucrativos observando seu potencial para estabelecer parcerias com fornecedores de produtos focados em saúde do cavalo, alimentação, entre outros. As marcas podem ter lojas próprias dentro do empreendimento ou apenas espaços expositivos.
Além disso, é possível fechar acordos de divulgação interna das empresas em troca do recebimento de mantimentos para os equinos. Esse é um excelente local para esse tipo de divulgação por ser frequentado por proprietários de sítio e fazenda. Quem tem perfil empreendedor e ama cavalos pode se dar muito bem à frente de um haras.
> A realização de leilão de cavalo pode aumentar o reconhecimento do haras como um espaço especializado em equinos, assim como elevar o fluxo de caixa. A recomendação, nesse caso, é contar com o auxílio de profissionais gabaritados na área para a escolha de animais de qualidade reconhecida e voltados para os principais interesses dos investidores de leilões.
> Por ser um mercado que exige bastante dedicação, a criação de cavalos para venda pode ser realizada por meio de parcerias com criadores especializados, o haras se torna apenas um espaço viabilizador. Alguns empresários gostam da ideia de poder criar seus próprios cavalos vencedores, então, pode ser interessante ter a criação como um segundo braço do empreendimento.
> Um haras com boa estrutura permite a criação, mas há outras formas de fazer o negócio se tornar lucrativo, valendo se concentrar nelas para se consolidar no mercado. Faça um bom plano de negócios antes de começar a sua atuação em um setor competitivo como o de equinos.
> Um dos principais erros cometidos pelos empreendedores de primeira viagem no segmento de haras é adquirir uma propriedade com dimensões muito aquém do tamanho do seu plantel. Se houver muitos cavalos e pouco espaço você terá uma equação que resultará em prejuízos e em uma situação inadequada para a manutenção dos seus cavalos.
Uma das primeiras coisas que devem ser observadas diz respeito à quantidade de pasto e capineira para os animais, a partir disso você terá uma boa ideia de quanto o espaço atende realmente as suas necessidades. Para se ter uma ideia, em torno de 70% dos gastos de um haras são relativos ao custeio da mão de obra especializada e alimentação dos equinos.
Iniciar as atividades em um espaço reduzido e não ter o valor necessário para manter esses dois fatores caminhando pode representar um grande empecilho para o seu sucesso nesse segmento de mercado. Então, tenha certeza de encontrar uma propriedade com espaço necessário e ter caixa para atender as suas demandas principais.
> A segurança do cavalo, bem como dos frequentadores do haras, precisa ser uma questão prioritária. A estrutura deve passar por manutenções frequentes para se ter certeza de sua resistência. Além disso, é uma maneira de assegurar a saúde dos equinos circulantes do haras, uma estrutura mal cuidada pode se tornar uma abertura para a incidência de diferentes doenças.
Investir em haras tem grande potencial de lucratividade, então, se você é apaixonado por cavalos não pode perder essa oportunidade!

Comments