top of page

Puro-sangue-inglês

Atualizado: 18 de abr. de 2022

O puro-sangue-inglês também conhecido com PSI é uma raça originaria da Inglaterra no início do século XVIII, durante o reinado de Charles II.


Teve como base alguns garanhões Árabes, destacando-se, entre eles, Darley Arabian, Bierley Turk e Godolphin Barb, que foram cruzados com éguas selecionadas.

A seleção da raça foi feita objetivando-se a disputa de corridas de longa distância.


É considerado o cavalo mais veloz do mundo em média distância, entre 800 e 3.000m, sendo esta, portanto sua principal função, mas também tem aptidão para salto e adestramento.


O Puro-sangue Inglês é muito utilizado como melhorador de outras raças, produzindo excelentes exemplares aptos para tração leve e para o esporte, como salto e adestramento, tendo entrado na formação de diversas raças, como Quarto-de-Milha, Mangalarga, Anglo-árabe, etc.


As corridas, originalmente, eram restritas às propriedades rurais para distração dos senhores de terras. Assim, é provável que, desde que o homem começou a montar cavalos, os cavaleiros disputem corridas. Entretanto, foi no século 17, na Inglaterra, que as disputas começaram como esporte.


De acordo com a Enciclopédia Larousse dos Cavalos, o Rei Jaime I notou que a nobreza escocesa comparava a rapidez de seus cavalos nas corridas. A vantagem, nesse sentido, era que as corridas permitiam selecionar os animais mais rápidos, não só para o serviço militar, como também a o civil. Por isso, o rei encorajou a importação de bons cavalos estrangeiros.


Em 1750, os ingleses estabeleceram a raça, criando seu studbook. Todos os puro sangue inscritos possuíam, pelo menos, um dos três excepcionais genitores em sua ascendência.

A paixão por esses cavalos ‘comedores de vento’ foi tanta que os campos de corrida rapidamente se multiplicaram pela Inglaterra. Nesse meio tempo, as apostas também se popularizaram. Desde então, a febre inglesa se espalhou. E as corridas hípicas passaram a ser organizadas em todo o mundo.


Características


As pelagens variam entre o castanho, alazão, negro e tordilho. Normalmente, as pelagens são uniformes.

Possui de 1,62 m a 1,67 m de altura de cernelha.

E a cabeça dessa raça possui perfil reto ou levemente ondulado. Olhos grandes, orelhas médias e narinas elípticas. As pelagens variam entre o castanho, alazão, negro e tordilho. Normalmente, as pelagens são uniformes.


Hoje, o puro sangue inglês é criado em todos os continentes. Países como Estados Unidos, Argentina, França, Rússia. E ainda Alemanha, Austrália, Colômbia e Brasil, além da Inglaterra. Entre os objetivos dos criadores, correr e ganhar.


Atualmente, os cavalos puro-sangue Inglês exercem muita importância para as linhagens de cavalos de Salto. Eles são comumente cruzados para criar novas raças ou melhorar as existentes. Muitos criadores de raças como Brasileiro de Hipismo, Sela Holandesa, entre outras, de tempos em tempos, ainda colocam sangue PSI em seus cavalos. Além disso, têm sido influentes na criação de outras raças e outros cavalos de sangue quente.







https://cavalus.com.br/geral/puro-sangue-ingles-e-uma-raca-famosa-originaria-da-inglaterra/

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Equestrian World Ofc

bottom of page