Vibrissas
- equestrianworldofc
- 18 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Os cavalos tem pelos táteis especiais chamados de vibrissas conhecidos também como bigodes
Esses bigodes nos cavalos tem um papel bem importante!
Esses pelos sensoriais incríveis inclusive tem seu próprio suprimento de nervos e sangue. As vibrissas estão presentes no focinho e nos olhos.
Os bigodes auxiliam na percepção de profundidade ou seja indicam o quão longe estão alguns objetos. Sem estás ferramenta sensorial eles estarão mais propensos a colidir em objetos e ferir seus rostos e olhos por acidente. Essa ferramenta natural é extremamente necessário para os cavalos estabulados que estão cercados por muros, ganchos pregos etc.
Cavalos usam seus bigodes até para se comunicar com outros cavalos. Esses bigodes reforçam o sentido de toque e permitem que o cavalo sinta a contração e relaxamento dos músculos do outro cavalo, permitindo assim que avaliem o estado de espirito do outro.
FUNÇÕES DAS VIBRISSAS?
> Os cavalos usam os bigodes para julgar a textura e a distância das coisas. Devido a posição de seus olhos os cavalos não podem ver sob a sua boca, então os bigodes permitem explorar e identificar o que está sob seu nariz
> Os bigodes e lábios trabalham em conjunto para reunir informações sobre o que comer e o que não comer. Ou seja, cavalos sem as vibrissas podem acabar comendo coisas que podem fazer mal a eles, um exemplo são plantas venenosas.
Na Alemanha e em outros países da Europa é considerado um ato contra o bem estar animal tosar as vibrissas e resulta em multa
A FEI seguiu o exemplo de várias nações europeias e proibiu a remoção dos bigodes em cavalos participantes em competições da FEI a partir de julho de 2021. A nova regra que proíbe aparar os pelos sensoriais do focinho, olhos e orelhas foi aprovada durante a Assembleia Geral da FEI no dia 23 de novembro.

Comments