Polo equestre
- equestrianworldofc
- 20 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
> O polo se espalhou e percorreu do Irã até outras partes da Ásia, como por exemplo Índia e China. Há quem diga que o nome polo tenha origem na palavra tibetana pulu, que significa bola
> O polo no formato em que conhecemos hoje começou a se estruturar na Índia. Foi no estado indiano de Manipur que o esporte ganhou algum formato e na cidade indiana de Silchar, em 1834 que o primeiro clube de polo foi inaugurado. Mas as regras não eram idênticas. Ao invés de quatro jogadores por equipe, eram sete, e não existiam balizas para demarcar os gols, bastando apenas atirar a bola para fora do campo para pontuar.
> Em 1862 dois soldados fundaram o Calcutta Polo Club, o clube de polo em atividade mais antigo do mundo. Depois disso, os mesmos britânicos difundiram o polo ao redor do mundo. Doze anos depois, foram responsáveis por formalizar muitas das regras vigentes atualmente, e o fizeram no Hurlingham Polo Association, também ainda ativo.
> Entre os países que receberam o polo dos britânicos estava a Argentina e o resultado foi muito além da disseminação. Os argentinos se tornaram a maior potência do esporte e seus torneios reúnem os melhores jogadores do mundo. Como consequência, o polo encontrou espaço em outros lugares do continente, entre eles o Brasil.
> Os primeiros relatos de polo no Brasil aconteceram no Rio de Janeiro, quando ingleses fundaram o Gávea Polo e Golf Clube, na década de 20. Em São Paulo o esporte começou no interior, em Orlândia e Colina, antes de chegar na Sociedade Hípica Paulista, na capital.
> Existe também a influência dos militares no desenvolvimento do polo brasileiro, como por exemplo no Rio Grande do Sul e os regimentos de cavalaria de Porto Alegre, Uruguaiana e cidades fronteiriças. Ainda hoje, o exército brasileiro cumpre importante papel com torneios no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Brasília, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
É disputado por duas equipes, cada uma com quatro jogadores. Todos eles devem estar montados sobre um cavalo. O objetivo desse jogo consiste na marcação de pontos, que é feita ao golpear a bola, fazendo com que ela atravesse a trave. As regras desse jogo têm certa semelhança com as do futebol e outros esportes de quadra.
As posições no polo
Os quatro jogadores de cada uma das equipes são numerados de acordo com a posição que cada um deles ocupa no campo. As posições de campo no polo podem ser:
Atacante
Atacante
Meio de campo
Defesa
Regras:
Cada partida tem duração de menos de uma hora. Esse tempo é dividido em períodos denominados chukkas. Cada chukka tem 7 minutos e meio de duração e entre um chukka e outro, há um intervalo de 3 minutos. O número deles em uma partida é variável, sendo em média de 4 a 6.
Um campo adequado para uma partida de polo deve ter dimensões de 275 x 180 metros.
Os cavalos devem ter altura entre 1,52 e 1,60 metros e devem ser trocados a cada dois chukkas.
Uma partida de polo é fiscalizada por dois árbitros montados e cavalo e um que deve permanecer fora do campo.
A cada gol marcado, as equipes devem trocar de campo, e consequentemente de baliza, entre si. Essa medida é imposta a fim de evitar que um dos times possa ser beneficiado por condições geográficas.
Os jogadores de polo recebem classificações, assim como é feito em esportes como o tênis. Essa classificação é feita de acordo com seu desempenho ao longo de uma temporada de jogos. Essas classificações são denominadas handicaps e podem variar de -2 a 10. Um jogador de handicap -2 é considerado iniciante, enquanto um jogador de handicap 10 é considerado um profissional perfeito.
A equipe vencedora é aquela que conseguir marcar mais gols ao final do último chukka

Comments