top of page

Para que serve a ferradura?

> No começo da relação entre homens e cavalos, os animais andavam com as patas desprotegidas, sem ferraduras. Isso desgastava muito os cascos do cavalo, provocando desconforto, pois ele mantém o apoio no solo sobre estruturas anatômicas equivalentes aos nossos dedos.

Ou seja, o casco nada mais é do que uma espécie de unha muito grossa que recobre os dedos dos cavalos. Portanto, quando andam muito, correm ou carregam alguma carga, acabam colocando muito peso sobre o casco.


> Sem nenhuma proteção, o casco acaba se desgastando muito, impedindo o cavalo de ser utilizado para atividades de trabalho, esporte ou lazer por muito tempo. Somente por volta do século X a ferradura foi inventada, inicialmente feita de grama trançada. Ao longo do tempo, ela passou a ser confeccionada em couro e, posteriormente, se tornou o objeto de metal que conhecemos hoje.

Então, a ferradura é uma proteção colocada no casco para evitar desgaste. Como é pregada em uma parte do tecido já morta semelhante às nossas unhas, o animal não sente dor durante a sua colocação. Porém, é preciso tomar os cuidados necessários para colocar a ferradura da maneira correta para evitar qualquer tipo de sofrimento.

Além de evitar o desgaste do casco, a ferradura também oferece outros benefícios: aumenta a tração das patas, evita e corrige possíveis defeitos de formação e ainda ajuda a regular a marcha.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Equestrian World Ofc

bottom of page