Marchigiana
- equestrianworldofc
- 16 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Raça Marchigiana é uma raça especializada na produção de carne. Os animais desta raça apresentam elevada capacidade de ganho de peso - os machos podem superar os 1200 Kg, enquanto o peso das fêmeas pode atingir os 700 Kg.
A precocidade sexual é outra importante característica da raça. As fêmeas estão aptas à reprodução a partir dos 16 meses. Os machos atingem a puberdade aos 18 meses. Os bezerros nascem pesando, em média, 42 Kg.
Os animais puros da raça apresentam rendimento de carcaça superior a 60%.
A raça Marchigiana também vem sendo muito utilizada no cruzamento industrial com os zebuínos, principalmente o Nelore. Os animais ½ sangue nascem, em média, com 35 Kg. O peso à desmama, em regime de pastagem, é em torno de 240 Kg e o peso de abate é de 18 @ aos 24 meses.
Um importante ponto a ser destacado na raça Marchigiana é a sua adaptabilidade às condições tropicais do Brasil.
Recentes estudos realizados pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP - Pirasssununga - indicam, através dos resultados dos testes de Tolerância ao Calor "Baccari Júnior" - que a raça possui boa capacidade de dissipar o calor adquirido do sol, sendo, portanto, bastante resistente.
Principais características:
o bovino Marchigiana - de pelagem branca - se caracteriza pela sua elevada capacidade de ganho de peso (os indivíduos adultos podem superar o peso de 1.200 Kg nos touros e 700 Kg nas vacas), com adequado acabamento de carcaça, altas taxas de fertilidade, rusticidade, sendo uma das características mais marcantes a tolerância ao calor.
Os animais nascem em média com 42 Kg de peso ao nascer e estão aptos à reprodução à partir dos 16 meses para fêmeas e 18 meses para os machos. Na busca de animais mais precoces, a raça passou por uma evolução nos últimos cinco anos. Houve uma sensível diminuição na altura dos animais com incremento na profundidade torácica, comprimento e musculosidade.

Comentarios